Quem é Kratos na Mitologia Grega?
Talvez God of War seja uma das mais populares franquias de jogos de toda a Playstation.
Seu ultimo jogo (agora centrado na mitologia nórdica) vendeu mais de 3 milhões de cópias só na estréia.
Razão para esse sucesso todo? Várias, mas uma das principais foi o personagem apresentado inicialmente como um espartano que vende a alma para o deus da guerra, Ares, em busca de ajudar seu reino nas guerras.
Porém o deus da guerra acaba dando a ele uma sede se sangue insaciável que acarreta no assassinato (pelas mãos do próprio Kratos) de sua esposa e filha.
A tragédia é característica dos gregos e muitos que jogaram acreditaram que essa seja a unica inspiração helênica do personagem. Porém o que poucos sabem é que o personagem realmente existe na mitologia Grega. Contudo o nome pode ser a unica semelhança entre os personagens.
KRATOS NA MITOLOGIA
Kratos é um tipo de divindade grega chamada "daimon" (daimons são personificações de sentimentos, sensações ou ações humanas malignas ou benignas na mitologia grega). Kratos é filho da ninfa Estige que mais tarde se tornaria o famoso rio principal do inferno grego.
Kratos possuí mais três irmãos e irmãs: Dike que representaria a justiça, Zelo que representaria a rivalidade e Bia que representaria a força.
Kratos por sua vez personifica o poder real, aquele poder que um governante exerce sobre seu reino e outras pessoas.
Talvez possa parecer estranho que o personagem do video-game seja essa personificação sendo que no mundo dos games seu objetivo fosse justamente retirar um deus déspota do poder.
Porem vale mencionar que o segundo jogo da franquia ele segue essa sede pelo poder usando seus recém adquiridos poderes de deus da guerra para ajudar Esparta a dominar o mundo.
A participação de Kratos na mitologia grega porém é bem menos conflituosa.
Como Kratos é a personificação do poder real, ele serve aquele que detêm esse poder, que no caso era Zeus. Essa provavelmente é a maior diferença dele para sua adaptação no mundo dos games.
Kratos, Bia, Zelo e Dike moram no Olimpo e lutam as batalhas de Zeus a seu lado.
Nos versos 386 ao 388 da Teogonia de Hesíodo podemos realmente perceber como os quatro daimons são próximos do deus.
Longe deles [Kratos, Zelo, Bia e Dike] não há morada de Zeus e nem pousoBem diferente dos jogos.
nem percurso por onde o deus não os guie
mas sempre perto de Zeus gravitoante repousam.
KRATOS COMO OFFICE BOY DE ZEUS
Kratos pode não ter mais grandes participações nas obras de Hesíodo e Homero. Não há nem mesmo gravuras existentes da divindade que sobreviveram ao tempo.
Porém vale mencionar sua participação na peça escrita por Ésquilo, Prometeu acorrentado.
Nela Kratos e seu irmão Zelo são encarregados de levar Prometeu até o lugar onde seria acorrentado.
Prometeu era um titã que havia dado aos homens o fogo que permitiu que as pessoas deixassem de serem bestas que comem os alimentos crus e não conseguem ler, ajudando assim no desenvolvimento da humanidade.
Todavia como desobedeceu e roubou do rei do Olimpo o deus o condenou a ser amarrado por correntes construídas pelo deus ferreiro Hefesto e ter seu fígado devorado eternamente por uma águia (mais tarde o herói seria salvo por Hercules).
A escolha para Kratos e Zelo levarem o prisioneiro não é apenas uma figuração de luxo. Zelo representava a rivalidade entre o titã e Zeus que acabou em sua punição e Kratos o poder real que permitia Zeus punir um titã mesmo ele tendo feito tão bem aos homens.
O interessante de se olhar é que nessa peça é possível perceber como Kratos era tratado pelos gregos como um assistente de Zeus levando um prisioneiro até sua punição. Um papel bem pequeno para quem protagonizou no mundo dos games a queda de todo o Olimpo.
Comentários
Postar um comentário